15 truques incríveis para reduzir o açúcar no sangue

15 truques incríveis para reduzir o açúcar no sangue


Reduzir o açúcar no sangue com métodos simples e remédios naturais está em voga. Porque apesar do uso de inúmeras drogas, o número de diabéticos aumenta de ano para ano. Neste artigo você aprenderá com quais estratégias você reduz seu nível de açúcar no sangue sem química, é claro, somente se você ler até o fim.

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Açúcar elevado no sangue: o problema e suas conseqüências

Menor açúcar no sangueAçúcar elevado no sangue ocorre quando o corpo não consegue transportar açúcar do sangue para as células. Se não for controlada, pode levar ao diabetes.

As estatísticas mostram que 12-14% dos adultos na Alemanha têm diabetes tipo 2, enquanto 27-35% são pré-diabéticos.

Isso significa que 50% de todos os adultos na Alemanha sofrem de diabetes ou pré- diabetes .

Aqui estão 15 maneiras fáceis de reduzir o açúcar no sangue.

Menor de açúcar no sangue através de exercícios regulares
O exercício regular pode ajudá-lo a perder peso e aumentar sua sensibilidade à insulina. Aumento da sensibilidade à insulina significa que suas células podem fazer melhor uso do açúcar disponível na corrente sanguínea.

Os exercícios físicos também ajudam os músculos a usar o açúcar no sangue para energia e contração muscular.

Se você tiver problemas com o seu controle de açúcar no sangue, você deve verificar rotineiramente sua pontuação. Isto ensinará a você como responder a várias atividades e manter seus níveis de açúcar no sangue muito altos ou muito baixos ( 1 ).

Boas formas de treinamento incluem levantamento de peso, caminhada rápida, corrida, ciclismo, dança, caminhada, natação e muito mais.

O exercício aumenta a sensibilidade à insulina e ajuda os músculos a absorver o açúcar do sangue. Isso pode levar à diminuição dos níveis de açúcar no sangue.

Menor de açúcar no sangue através da redução de carboidratos
Seu corpo quebra carboidratos em açúcar (geralmente glicose). A insulina move o açúcar para as células. Se você ingerir muitos carboidratos ou tiver problemas relacionados à insulina, esse processo falhará e seu nível de açúcar no sangue aumentará.

No entanto, existem várias coisas que você pode fazer sobre isso.

Coma mais alimentos ricos em proteínas, como ovos, peixes e legumes. Não economize em gorduras, caso contrário, o corpo só irá converter carboidratos em energia, o que aumenta o açúcar no sangue.

Muitos estudos também mostram que uma dieta baixa em carboidratos ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e previne aumentos de açúcar no sangue ( 3 , 4 , 5 , 6 ).

Além disso, uma dieta pobre em carboidratos pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue a longo prazo ( 7 ).

Carboidratos são divididos em glicose, o que aumenta os níveis de açúcar no sangue. Reduzir a ingestão de carboidratos pode ajudar no controle da glicemia.

Menor de açúcar no sangue comendo fibra
A fibra retarda a digestão e a ingestão de açúcar. Por estas razões, promove um aumento mais lento dos níveis de açúcar no sangue.

Além disso, o tipo de fibra que você come pode desempenhar um papel.

Existem dois tipos de fibras: insolúvel e solúvel. Embora ambos sejam importantes, a fibra solúvel tem demonstrado reduzir especificamente os níveis de açúcar no sangue ( 8 , 9 , 10 ).

Além disso, uma dieta rica em fibras pode ajudar a diminuir o açúcar no sangue no diabetes tipo 1 ( 11 , 12 ).

Alimentos ricos em fibras incluem vegetais, frutas, legumes e grãos integrais.

A ingestão diária recomendada de fibras é de cerca de 25 gramas para mulheres e 38 gramas para homens. Isso é cerca de 14 gramas por 1.000 calorias.

Coma muita fibra para baixar o açúcar no sangue. A fibra solúvel é a mais eficaz.

Menor de açúcar no sangue por beber água
Beber bastante água pode ajudar a baixar o açúcar no sangue ou, pelo menos, mantê-lo dentro de limites saudáveis.

Além de prevenir a desidratação, ajuda os rins a eliminar o excesso de açúcar no sangue através da urina.

Um estudo observacional mostrou que aqueles que bebiam mais água tinham menor risco de desenvolver altos níveis de açúcar no sangue ( 13 ).

A água potável hidrata o sangue, reduz o açúcar no sangue e reduz o risco de diabetes ( 14 , 15 , 16 , 17 )

Lembre-se que a água e outras bebidas de baixa caloria são as melhores. Bebidas açucaradas aumentam os níveis de açúcar no sangue, aumentam o ganho de peso e aumentam o risco de diabetes ( 18 , 19 ).

Manter-se hidratado pode baixar o açúcar no sangue e ajudar a prevenir o diabetes. A água é melhor.

Menor de açúcar no sangue através do controle da porção
O controle da porção ajuda a regular a ingestão de calorias e pode ajudar a perder peso ( 20 , 21 , 22 ).

O controle de peso, portanto, promove níveis saudáveis ??de açúcar no sangue e foi comprovado que reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2 ( 23 , 24 , 25 ).

Monitorar o tamanho das porções também ajuda a reduzir a ingestão de calorias e os níveis subseqüentes de açúcar no sangue.

Aqui estão algumas dicas úteis para controlar porções:

medir e pesar
use pratos e colheres menores
evitar fast food
Leia os rótulos dos alimentos e verifique os tamanhos das porções
coma devagar
mastigue bem
Menor de açúcar no sangue por alimentos com baixo índice glicêmico
O índice glicêmico foi desenvolvido para avaliar a resposta do açúcar no sangue aos alimentos que contêm carboidratos ( 26 ).

Tanto a quantidade como o tipo de carboidratos determinam como um alimento afeta os níveis de açúcar no sangue ( 27 , 28 ).

A ingestão de alimentos com baixo índice glicêmico mostrou reduzir os níveis de glicose no sangue a longo prazo em diabéticos Tipo 1 e Tipo 2 ( 29 , 30 ).

Embora o índice glicêmico de alimentos seja importante, a quantidade de carboidratos consumidos também desempenha um papel ( 31 , 32 ).

Alimentos com baixo índice glicêmico incluem frutos do mar, carne, ovos, aveia, cevada, feijão, lentilha, legumes, batata doce, milho, batata doce, a maioria das frutas e vegetais sem amido.

É importante escolher alimentos com baixo índice glicêmico e monitorar sua ingestão total de carboidratos.

Menor de açúcar no sangue através de menos estresse
O estresse pode afetar seus níveis de açúcar no sangue ( 33 , 34 ).

Hormônios como o glucagon e o cortisol são eliminados durante o estresse. Esses hormônios causam um aumento nos níveis de açúcar no sangue ( 35 , 36 ).

Um estudo descobriu que exercícios, relaxamento e meditação reduziram significativamente o estresse e reduziram os níveis de glicose no sangue para os estudantes ( 37 ).

Exercícios e métodos de relaxamento como ioga e treinamento autógeno também podem estimular a produção de insulina no diabetes crônico ( 38 , 39 , 40 , 41 ).

Controlar os níveis de stress através de técnicas de exercício ou relaxamento, como yoga, ajuda-o a controlar o açúcar no sangue.

Menor de açúcar no sangue, controlando o nível de açúcar no sangue
Medir e monitorar seu nível de açúcar no sangue também pode ajudá-lo a controlá-lo.

Por exemplo, as medições ajudam a determinar se você precisa fazer ajustes em sua refeição ou medicação.

Também ajuda a descobrir como seu corpo reage a certos alimentos ( 42 , 43 ).

Tente medir seu nível de açúcar no sangue todos os dias e acompanhe os números em um livro.

Verifique seu açúcar e insira os dados em um diário. Isso ajudará você a ajustar os alimentos e medicamentos para reduzir o açúcar no sangue.

Menor de açúcar no sangue durante o sono saudável
O sono suficiente é necessário para uma boa saúde e não pode ser substituído por nada, muito menos pela cafeína ( 44 ).

Os maus hábitos de sono e a falta de descanso também afetam os níveis de açúcar no sangue e a sensibilidade à insulina. Esses fatores podem estimular o apetite e promover ganho de peso ( 45 ).

A privação do sono reduz a liberação do hormônio do crescimento e aumenta os níveis de cortisol. Ambos desempenham um papel importante no controle glicêmico ( 46 , 47 ).

Além disso, um bom sono é sobre quantidade e qualidade. É melhor ter uma quantidade suficiente de sono de qualidade todas as noites.

Um bom sono ajuda a baixar o açúcar elevado no sangue e promove um peso corporal saudável. O mau sono pode perturbar importantes hormônios metabólicos.

Menor de açúcar no sangue através de cromo e magnésio
Altos níveis de açúcar no sangue e diabetes também têm sido associados a deficiências de micronutrientes ( 48 ).

Exemplos incluem deficiências nos minerais cromo e magnésio. O cromo está envolvido no metabolismo de carboidratos e gorduras. Também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, e a falta de cromo pode torná-lo propenso a intolerância a carboidratos ( 49 , 50 , 51 ).

No entanto, os mecanismos por trás dele não são completamente conhecidos. Estudos também relatam resultados mistos.

Dois estudos de pacientes com diabetes mostraram que o cromo tinha benefícios para o controle glicêmico a longo prazo. No entanto, outro estudo não mostrou benefícios ( 52 , 53 ).

Os alimentos ricos em cromo incluem gema, grãos integrais, cereais integrais, café, nozes, feijão verde, brócolis e carne.

O magnésio também demonstrou melhorar os níveis de açúcar no sangue, e a deficiência de magnésio tem sido associada a um risco maior de desenvolver diabetes ( 54 , 55 ).

Em um estudo, pessoas com a maior ingestão de magnésio tiveram um risco 47% menor de se tornarem diabéticas ( 56 ).

No entanto, se você já estiver consumindo muitos alimentos ricos em magnésio, provavelmente não irá se beneficiar de suplementos ( 57 ).

Os alimentos ricos em magnésio incluem vegetais de folhas escuras, grãos integrais, peixe, chocolate amargo, banana, abacate e feijão.

A ingestão regular de alimentos contendo cromo e magnésio pode ajudar a prevenir sintomas de deficiência e reduzir o açúcar no sangue.

Menor de açúcar no sangue através de vinagre de maçã
O vinagre de maçã tem muitos benefícios para a sua saúde. Promove níveis mais baixos de açúcar no sangue em jejum, possivelmente reduzindo sua produção pelo fígado ou aumentando seu uso pelas células ( 58 , 59 , 60 ).

Além disso, estudos mostram que o vinagre influencia significativamente a resposta do corpo ao açúcar e melhora a sensibilidade à insulina ( 61 ).

Para incorporar o vinagre de cidra em sua dieta, você pode adicioná-lo a molhos de salada ou misturar 2 colheres de chá em 8 100 ml de água.

Adicionar vinagre de maçã à sua dieta pode ajudar o seu corpo de várias maneiras, incluindo a redução do açúcar no sangue.

Menor de açúcar no sangue com canela
A canela é conhecida por ter muitos benefícios para a saúde. Primeiro, foi demonstrado que melhora a sensibilidade à insulina ao reduzir a resistência à insulina no nível celular ( 62 , 63 ).

Estudos mostram que a canela também pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em até 29% ( 64 , 65 , 66 ).

A canela diminui a degradação dos carboidratos no trato digestivo, o que modera o aumento do açúcar no sangue após uma refeição ( 67 , 68 ).

A canela também funciona muito como a insulina, embora a uma taxa mais lenta ( 69 ).

Uma dose eficaz é de 1-2 gramas de canela por dia ou cerca de 0,5 colher de chá ( 70 ).

No entanto, você não deve comer mais canela porque muita canela pode ser prejudicial.

A canela reduz o açúcar no sangue e melhora a sensibilidade à insulina.

Menor de açúcar no sangue com berberina
Berberina é o ingrediente ativo de uma erva chinesa que tem sido usada para tratar diabetes há milhares de anos.

Tem sido demonstrado que a berberina ajuda a baixar o açúcar no sangue e melhora a degradação de carboidratos para energia ( 71 ).

Além disso, a berberina pode ser tão eficaz quanto alguns medicamentos para baixar a glicose no sangue. Isso faz com que seja um dos suplementos mais eficazes para aqueles com diabetes ou pré-diabetes ( 72 ).

No entanto, muitos mecanismos por trás dos efeitos da berberina ainda são desconhecidos.

Além disso, pode ter alguns efeitos colaterais. Diarréia, constipação, inchaço e dor abdominal foram relatados.

Uma dose habitual é de 1.500 mg por dia, tomada antes das refeições em 3 doses de 500 mg.

Berberina ajuda a baixar o açúcar no sangue e pode ajudar no tratamento da diabetes. No entanto, pode ter alguns efeitos colaterais digestivos.

Menor açúcar no sangue com sementes de feno-grego
Sementes de feno-grego são uma boa fonte de fibra solúvel que pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Muitos estudos mostraram que o feno-grego pode reduzir o açúcar no sangue em diabéticos. Também ajuda a reduzir a glicose em jejum e melhorar a tolerância à glicose ( 73 ).

Embora não seja tão popular, o feno-grego pode ser facilmente adicionado a produtos assados ??para ajudar a tratar o diabetes. Você também pode fazer farinha de feno-grego ou prepará-lo para o chá.

As sementes de feno-grego também são consideradas uma das ervas mais seguras para o diabetes ( 74 ).

A dose recomendada de sementes de feno-grego é de 2-5 gramas por dia.
Considere tentar sementes de feno-grego. Eles são fáceis de adicionar à sua dieta e podem ajudar a baixar o açúcar no sangue.

Menor de açúcar no sangue através da redução de peso
É brincadeira de criança que manter um peso saudável melhora sua saúde e previne futuros problemas de saúde.

Controle de peso também promove níveis saudáveis ??de açúcar no sangue e foi mostrado para reduzir o risco de desenvolver diabetes.

Mesmo uma redução de 7% no peso corporal pode reduzir o risco de desenvolver diabetes em até 58%, e parece até funcionar melhor do que a medicação ( 75 ).

Esses riscos diminuídos podem ser sustentados ao longo dos anos ( 76 , 77 , 78 ).

Você também deve estar ciente de sua cintura, pois este é o fator mais importante relacionado ao peso para avaliar o risco de diabetes.

Uma medição de 88,9 cm ou mais para mulheres e 101,6 cm ou mais para homens está associada a um aumento do risco de desenvolver resistência à insulina, alto nível de açúcar no sangue e diabetes tipo 2 ( 79 ).

Uma medição saudável da cintura pode até ser mais importante do que seu peso total.

Ter um peso saudável e uma cintura saudável irá ajudá-lo a manter um nível normal de açúcar no sangue e reduzir o risco de desenvolver diabetes.

Se você é diabético ou tem problemas com o seu controle de açúcar no sangue, você deve fazer algo sobre isso o mais rapidamente possível.

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