A importância do exercício físico para a saúde mental

A importância do exercício físico para a saúde mental

Exercer consistentemente é muito importante em qualquer idade. Por esse motivo, todos os profissionais de saúde recomendam isso.

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Realizar atividade física ajuda a prevenir doenças como: problemas cardíacos, obesidade, diabetes e câncer. Além disso, melhora o humor, a autoestima e diminui a possibilidade de desenvolver distúrbios, como depressão e ansiedade. Portanto, a necessidade de modificar o estilo de vida sedentário é cada vez mais importante.

Em seguida, explicamos a importância de praticar alguma atividade física regularmente e como ela se relaciona com a melhoria da saúde física e mental.

Saúde mental
Há muitas emoções presentes em nosso cotidiano: estresse, ansiedade, angústia, preocupações, insatisfações, nervos, entre outros. Saber lidar com todos esses sentimentos é fundamental para a saúde mental.

Uma pessoa mentalmente saudável é capaz de enfrentar os desafios e mudanças do dia-a-dia com equilíbrio, reconhece seus limites e busca ajuda quando necessário.

Como manter sua saúde mental no dia-a-dia?
Para manter uma boa saúde mental, é necessário cuidar bem do seu corpo, ou seja, dormir bem, comer adequadamente e exercitar-se consistentemente.

Atividade física: um grande aliado da saúde mental
A prática de atividade física proporciona uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Quando nos exercitamos, nosso corpo libera endorfina, uma substância natural produzida pelo cérebro durante e após a realização de alguma atividade física. A liberação de endorfina, também conhecida como “hormônio da alegria”, ajuda a relaxar, reduz o estresse, a ansiedade e melhora o humor.

Outro cuidado

Fique em contato com a natureza
Fique longe do seu celular
Além dos cuidados com o corpo, algumas dicas para manter uma boa saúde mental são:
Reserve tempo para momentos de lazer e convivência com amigos e familiares;
Passe tempo com as pessoas que são importantes para você
Tudo isso ajuda a ampliar nossa visão de mundo, a ser mais estável diante dos desafios diários, além de contribuir para a manutenção de um bom estado de saúde mental.

Saúde física
A saúde física, por sua vez, envolve a condição geral do corpo. Assim, uma pessoa fisicamente saudável tem um bom funcionamento de seu organismo e de suas funções vitais.

Para promover a saúde física, é necessário atingir e manter um peso adequado, reduzir o consumo de álcool, parar de fumar e, claro, praticar algum tipo de exercício.

Consequências do estilo de vida sedentário
Um estilo de vida sedentário nada mais é do que a ausência de atividade física, que é suficiente para manter uma boa saúde. A adoção de um estilo de vida sedentário traz muitas conseqüências ruins para a saúde física e mental.

Estima-se que cerca de 5,3 milhões de mortes por ano são devidas à inatividade física no mundo, segundo um diagnóstico publicado na revista médica Lancet.

Fique longe do estilo de vida sedentário: Para combatê-lo, de acordo com a OMS , Organização Mundial da Saúde, recomenda-se realizar 150 minutos de exercício moderado por semana. Portanto, você pode realizar 30 minutos de exercício diário.

Mas, atenção: as pessoas que levam um estilo de vida sedentário devem começar devagar, aumentando gradualmente a intensidade e a duração dos exercícios.

As pessoas que não estão acostumadas a praticar qualquer atividade podem se sentir desmotivadas depois de começar a fazê-lo. Para que isso não aconteça, escolha uma modalidade (gympass.com) que você goste , estipule metas possíveis para atingir e adaptar os horários de exercícios à sua rotina.

Agora que você sabe a importância de sair de um estilo de vida sedentário, diga às pessoas ao seu redor: você gostou do nosso artigo? Então, que tal começar uma atividade hoje?

 

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