Dieta Atkins: É assim que a gordura faz você emagrecer

Dieta Atkins: É assim que a gordura faz você emagrecer

É uma das dietas de baixo carboidrato mais conhecidas e apresenta resultados rápidos na balança: a dieta de Atkins. Quando o cardiologista Robert C. Atkins apresentou seu plano de dieta na década de 1970, ele revolucionou todos os programas anteriores de perda de peso.

Para ele,  carboidratos  , como açúcar e farinha branca, são a principal causa de muitas doenças comuns e obesidade. Seu lema: Streng Low Carb – então as libras caem por si só.

O princípio: é assim que a dieta de Atkins funciona

Atkins promete: Com sua dieta, você perde peso, fica mais poderoso e fica ótimo! O lado positivo disso é que você não precisa contar calorias nem passar fome. Até agora, tudo bem.

O princípio da dieta de acordo com Robert C. Atkins: Os carboidratos são quase completamente excluídos da dieta, em vez de gordura e proteína .

Como resultado, o corpo não extrai sua energia, como de costume, dos carboidratos absorvidos, mas recorre às reservas de gordura para a geração de energia:

Esses ácidos graxos são convertidos nos chamados corpos cetônicos, que servem ao corpo como substituto da glicose. Se o corpo apenas converte energia por esse caminho, isso é chamado de estado de cetose.

A dieta de Atkins consiste em quatro fases, que diferem na quantidade de carboidratos permitida.

  1. A
    dieta introdutória por 14 dias deve reduzir tanto o conteúdo de carboidratos na dieta que a cetose é iniciada. Não permite mais de 20 gramas de carboidratos por dia.
  2. O
    objetivo da dieta de redução é perder o máximo de peso possível. O conteúdo diário de carboidratos é aumentado em 5 gramas por semana – até você não perder mais peso. Em seguida, o Kohlenyhdratmenge deve ser novamente reduzido em 5 gramas.
  3. A
    dieta pré-abstinência Nesta fase, os carboidratos aumentam novamente até você não perder peso – até 10 gramas por semana são permitidos.
  4. A dieta de abstenção vitalícia
    O passo final é menos uma fase, mas mais um estilo de vida para manter seu peso. O corpo não está mais na cetose, mas comparado às dietas tradicionais, poucos carboidratos são consumidos. 

O que posso comer com a dieta Atkins?

No menu estão os primeiros alimentos com pouco carboidrato, como alface (alface, chicória, alface de cordeiro, pepino, foguete, aipo) e legumes (incluindo alcachofra , couve flor, brócolis, couve-rábano, chucrute, abobrinha, tomate, aspargos, espinafre ).

São complementados por componentes ricos em proteínas: carne (carne de vaca, porco, pente, vitela, presunto), aves (frango, peru, pato, ganso), peixe (por exemplo, salmão, atum, truta, solha, arenque), ovos de qualquer forma ( Ovos mexidos, omelete, cozidos ou fritos).

Óleos vegetais (colza, noz, soja, semente de uva, azeite, óleo de girassol ou açafrão), manteiga ou maionese devem ser usados ​​como fornecedores de gordura.

Também   são permitidos queijo (cheaddar, mussarela, queijo creme duplo, queijo de ovelha ou cabra, queijo suíço) e creme.

Temperado com pimenta, manjericão, orégano, endro, gengibre, alho ou tomilho.

Há água e chás de ervas sem açúcar para beber. Recomenda-se três refeições grandes ou quatro a cinco refeições menores por dia. Em nenhum caso, pão, massas, produtos à base de cereais, feijão, ervilha, farinha, fruta, legumes ricos em amido e nozes e grãos são permitidos na fase de descarga.

Na segunda fase, alguns vegetais são adicionados (por exemplo  , batata doce ,  beterraba , cenoura), nozes, frutas, sementes e alguns feijões.

Assim que você perder peso suficiente e atingir o peso desejado, a seleção de sua comida ficará maior: variedades de frutas como maçãs,  bananas  ou manga, bem como cereais como  aveia , cevada ou arroz são permitidas – é claro, apenas em uma extensão muito limitada.

Como é a dieta de Atkins na prática?

Primeiro, a contagem está no programa! Ficar com menos de 20 gramas de carboidratos por dia não é apenas um desafio para os amantes de massas.

Quem pensa que salada e legumes podem ser consumidos indefinidamente está enganado: em uma cenoura de tamanho médio, pouco menos de 7 gramas são suficientes e uma cebola se reduz a quase 10 gramas de carboidratos. 

Por isso, os instaladores que contêm carboidratos, como banana ou frutas secas, são tabus por enquanto. Seu dia deve ser planejado exatamente.

  • Então, o que há para o café da manhã? Bacon frito com ovos, por exemplo. Ou uma omelete – definitivamente ovo. E o café, por favor, com creme.
  • “Entre” existem salsichas de coquetel, almôndegas, ovos recheados, salmão defumado, coxas de frango, cubos de queijo, tartare ou camarão com molho de maionese.
  • Na hora do almoço ou à noite , por exemplo, são servidos salada grega, bife, rolinhos de salmão com cream cheese, camarão, almôndegas, purê de couve-flor ou repolho preto cozido no vapor.

Receitas para a dieta Atkins

  • Mini omelete da forma do queque
  • Omelete com espinafre e queijo feta
  • Macarrão com pesto de abacate
  • Paprika legumes com listras de bife
  • Bife com carpaccio de Mairübchen

Isso traz a dieta Atkins

A dieta de Atikins é radical – e essas também são as sugestões, se você constantemente faz a dieta: a queima de gordura é picada e seus quilos caem mais rápido do que você pode assistir. Você também fica saturado por um longo tempo, pois come muitos alimentos ricos em gordura e proteína.

Benefícios e riscos da dieta Atkins

iStockphoto

Acima de tudo, uma coisa é importante nesta dieta: resistência. Sua vontade deve ser forte para dominar com sucesso a transição difícil para a dieta cetogênica. Isso inclui planejar pela primeira vez, pesar e dispensar alimentos!

O princípio da dieta de Atkins é simples, mas um pouco monótono por um longo tempo. Doces e produtos à base de cereais, você precisa resistir a maior parte do tempo depois. A forte conversão para a dieta rica em gordura também pode ser bastante esmagadora para o seu corpo: portanto, não se surpreenda se a digestão precisar se adaptar primeiro.

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