Seis poses de ioga para aumento da próstata

Seis poses de ioga para aumento da próstata

O aumento da próstata ou a hiperplasia prostática benigna podem causar problemas ao urinar que muitos homens consideram frustrantes. O yoga poderia ajudar a controlar os sintomas dessa condição?

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é causada por alterações nos níveis hormonais à medida que o homem envelhece. É uma parte normal do processo de envelhecimento e não é perigoso.

Mesmo assim, os problemas que uma próstata aumentada pode causar são irritantes, e muitos homens procuram maneiras de melhorar seus sintomas.

Este artigo explora como o yoga pode ajudar a gerenciar o aumento da próstata e detalha as diferentes poses que podem ajudar.

O que é hiperplasia prostática benigna?

A próstata está localizada abaixo da bexiga e ao redor da uretra. É uma glândula e pode aumentar de tamanho.

A HBP é um aumento da próstata.

A próstata é uma pequena glândula, do tamanho de uma noz, que faz parte do sistema reprodutivo de um homem. Ele envolve a uretra, que é um tubo que retira a urina do corpo da bexiga.

Quando a próstata aumenta, ela pressiona a uretra. Isso pode tornar mais difícil para um homem urinar.

Homens com HBP podem encontrar:

  • é mais difícil começar e parar de urinar
  • seu fluxo de urina não é tão forte quanto costumava ser
  • eles sentem que precisam urinar frequentemente
  • eles ainda sentem que precisam voltar depois de urinar

Como o yoga pode ajudar?

Um estudo de 2006 mostrou que o exercício poderia ajudar a reduzir o risco de HBP. Fazer exercícios como ioga pode ser útil na prevenção da doença.

O yoga também pode ajudar a melhorar os sintomas da HBP, pois pode ajudar a exercitar e fortalecer os músculos do assoalho pélvico. Em um estudo de 2011 , os pesquisadores descobriram que as práticas de yoga melhoravam a força muscular.

Fortalecer os músculos do assoalho pélvico e reduzir a tensão pélvica podem ajudar a melhorar o controle da bexiga, facilitando a micção.

O mesmo estudo mostrou que o yoga pode ajudar a reduzir o estresse , e acredita-se que o estresse agrava os sintomas da HBP. Reduzir o estresse através do yoga significa que os sintomas da HBP são menos propensos a serem agravados.

Poses de ioga para HBP

As seguintes poses de ioga, ou asanas, são boas para fortalecer o assoalho pélvico e podem ajudar a melhorar os sintomas de uma próstata aumentada. Eles também podem ajudar a reduzir o estresse.

1. Sapateiro Pose (Baddha Konasana)

A postura do sapateiro envolve sentar com as solas dos pés se tocando e os joelhos baixos no chão. Ajuda a abrir a pelve.

A postura do sapateiro é uma posição sentada que pode ajudar a liberar a tensão pélvica. Para fazer essa pose, uma pessoa deve:

  • sente-se com as pernas estendidas na frente deles
  • dobrar os joelhos para o lado, colocando as solas dos pés o mais perto possível da pelve
  • segure as mãos cruzadas em torno dos pés
  • tente abaixar os joelhos o mais longe possível do chão, liberando qualquer tensão nos quadris
  • depois de manter a posição por alguns minutos, mova as mãos para frente na frente deles
  • abaixam o olhar, dobram o queixo e inclinam-se para a frente em direção às mãos
  • respire profundamente na pose
  • relaxe a pose caminhando as mãos em direção ao corpo e soltando as pernas na frente delas

Sentar-se em uma almofada pode facilitar a postura do sapateiro.

2. Pose do Herói (Virasana)

A pose do herói é outra posição sentada que pode ajudar a liberar a tensão pélvica ao redor da próstata. Para fazer essa pose, um indivíduo deve:

  • ajoelhe-se e abaixe a parte inferior do corpo para que fique sentado entre os pés, com os joelhos no chão e os pés apontando para o fundo da sala
  • apoie as mãos nas coxas com as palmas das mãos para baixo
  • mantenha o peso entre os quadris, tentando não pressionar demais os joelhos
  • tente sentar-se o mais reto possível, para que a coluna fique alongada
  • segure por até 5 minutos
  • saia da pose rolando para o lado para liberar as pernas

Se uma pessoa achar difícil essa pose, ela poderá usar uma almofada para apoio adicional.

3. Pose reclinável do dedão do pé (Supta Padangusthasana)

Esta é uma postura deitada, de extensão da perna, que pode fortalecer o assoalho pélvico e liberar tensão. Para fazer a postura reclinada do dedão do pé, uma pessoa deve:

  • deitar de costas com as duas pernas estendidas
  • dobrar o joelho esquerdo, puxando a coxa para o peito
  • mantenha a perna direita pressionada no chão com o pé flexionado, os dedos apontando para cima
  • segure os dedos dos pés com o pé esquerdo ou amarre-os se forem menos flexíveis
  • endireite a perna esquerda o máximo possível, com a sola dobrada em direção ao teto
  • se estiver usando uma alça, ande com as mãos o mais perto possível do pé
  • respire profundamente na posição
  • usando uma alça ou mantendo os dedos dos pés, deixe a perna esquerda cair para o lado em ângulo reto com o corpo, mantendo a perna direita pressionada contra o chão
  • para sair da posição, traga a perna esquerda para trás e solte as duas pernas
  • repita do outro lado

4. Pose da cabeça aos joelhos (Janusirsasana)

Esta é uma pose de flexão para a frente sentada, focada no alongamento de uma perna. Além de reduzir a tensão pélvica, essa postura pode ajudar a melhorar a força na região central.

Alguns praticantes de ioga acreditam que este exercício aumenta o fluxo sanguíneo para a próstata e ajuda a desintoxicar. No entanto, há apenas evidências anedóticas para apoiar essa teoria.

Para fazer a Postura da Cabeça ao Joelho sentada, uma pessoa deve:

  • sente-se no chão com as duas pernas estendidas na frente deles
  • dobre o joelho direito para o lado, de modo que a planta do pé direito descanse contra a parte interna da coxa
  • mantenha o peso sobre a perna esquerda e, lentamente, passe as mãos na frente deles
  • alcançar a frente para segurar o pé, inclinando-se para a frente dos quadris e olhando para a frente
  • dobrar o queixo e inclinar a cabeça para frente e para baixo para descansar na canela
  • respire profundamente na posição para liberar a tensão
  • lentamente retorne à posição vertical, liberando as duas pernas
  • repita do outro lado

Tal como acontece com outras poses sentadas, sentar em uma almofada pode fornecer suporte adicional se uma pessoa achar difícil a pose da cabeça para o joelho sentada.

5. Pose de arco (Dhanurasana)

A postura do arco envolve deitar-se na frente do corpo e alcançar os braços em direção aos pés. Os iniciantes podem não conseguir alcançar os pés com as mãos e devem evitar fazer isso.

Esta é uma postura deitada para trás, que pode fortalecer o abdômen, o assoalho pélvico e a região lombar. Para fazer pose de arco, uma pessoa deve:

  • deitado de bruços com os braços de cada lado
  • levante os calcanhares em direção à parte inferior, dobrando os joelhos
  • voltando com as palmas voltadas para cima, segure cada tornozelo por dentro
  • chute os calcanhares para cima enquanto levanta a cabeça, o peito e os ombros, como se tentasse tocar a cabeça e os calcanhares.
  • continue olhando para cima, respirando profundamente na posição
  • segure por 30 segundos e solte, repetindo a pose duas vezes

6. Suporte de Ombro (Biparitkarani Mudra)

Essa é uma posição mais avançada que as pessoas só devem tentar quando tiverem fortalecido o assoalho pélvico e a região lombar.

Os praticantes de ioga acreditam que essa postura melhora a saúde da próstata, estimulando os nervos e músculos das glândulas sexuais. Novamente, isso não é comprovado pela pesquisa, mas as pessoas podem querer tentar a pose para ver se isso ajuda.

Para fazer um suporte de ombro, uma pessoa deve:

  • deite-se de costas, apoiando a cabeça no chão, com as mãos apoiadas no chão em ambos os lados do corpo
  • mantendo os pés e as pernas juntos, levante as pernas para cima cada vez mais alto para levantar os quadris do chão
  • coloque as mãos na parte inferior das costas para que, eventualmente, os quadris e as costas sejam levantados, deixando apenas os ombros e a cabeça no chão
  • tente manter as pernas retas e alinhadas com os quadris, segurando o estômago
  • respire profundamente na pose
  • aguarde o máximo que puderem, até 2 minutos
  • abaixe lentamente as pernas, mantendo as costas apoiadas com as mãos para sair da posição

Outros exercícios para HBP

As pessoas podem achar que o yoga as ajuda a gerenciar os sintomas de uma próstata aumentada, mas também existem outros exercícios que podem ajudar.

Outro exercício que as pessoas podem tentar são Kegels. Estes são projetados para fortalecer os músculos do assoalho pélvico. Para experimentar Kegels, uma pessoa deve:

  • imagine apertar os músculos do assoalho pélvico, como se eles estivessem tentando parar de urinar
  • mantenha-os pressionados por alguns segundos e solte
  • repita estes 3 a 12 vezes

É essencial que, ao realizar qualquer tipo de exercício, uma pessoa pare se sentir alguma dor ou se a dor existente se agravar.

Todas as poses e exercícios de ioga devem ser realizados de acordo com a capacidade do indivíduo. Com a prática, os exercícios devem se tornar mais fáceis de executar.

Leia também: http://www.gazetadooeste.com.br/libid-gel-funciona/

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