REBT? O que é isso?

O que é Rational Emotive Behavior Therapy (REBT)? Criado por Albert Ellis, o REBT é uma forma de terapia comportamental cognitiva muito popular e tem dominado as abordagens ao tratamento psicológico desde os anos 50. Você pode estar se perguntando o que distingue o REBT de outras formas de técnicas de psicoterapia. Em essência, Albert Ellis a criou como uma filosofia de vida – seu fundamento é a crença de que não são os eventos em nossas vidas que causam nossas emoções; são as crenças que nos levam a experimentar emoções como raiva, depressão e ansiedade. É um modo de considerar e mudar nossas crenças irracionais e demonstrou ter um efeito favorável na redução da dor emocional.

Teoria ABC do REBT: a etapa de diagnóstico

Com base na teoria de Ellis de que os indivíduos estão culpando os eventos externos por suas emoções negativas, em vez de interpretá -los, o Modelo ABC foi proposto como:

A – Ativando Evento: um evento que acontece no ambiente

B – Crenças: a crença que você tem sobre o evento que aconteceu

C – Consequência: a resposta emocional à sua crença

Este modelo foi desenvolvido para educar outras pessoas sobre como as crenças são a causa de respostas emocionais e comportamentais, e não que os eventos causem nossas reações emocionais.

Aqui está um exemplo que o ajudará a entender melhor:

A – Seu cônjuge o acusa falsamente de traí-lo

B – Você acredita “Que idiota! Ele / ela não tem o direito de me acusar disso!

C – Você se sente irritado / chateado

Se você tivesse uma crença diferente (B), a resposta emocional (C) seria diferente:

A – Seu cônjuge o acusa falsamente de traí-lo

B – Você acredita: “Isso não pode terminar nosso relacionamento – isso seria demais para suportar se tivéssemos um divórcio”.

C – Você se sente ansioso para que seu relacionamento termine

Aqui, novamente, o modelo ABC ilustra que não é o evento (A) que causa a resposta emocional, mas a crença (B) sobre o evento que causa a resposta emocional (C). Como as pessoas interpretam e respondem de maneira diferente aos eventos, nem sempre temos a mesma resposta emocional (C) a um determinado evento.

Os três impulsos do pensamento irracional

As crenças que acabam em emoções negativas são, de acordo com Albert Ellis, uma variação de três crenças irracionais comuns. Cunhadas como os “Três princípios básicos”, essas três crenças irracionais comuns são baseadas em uma demanda – sobre nós mesmos, os outros ou o meio ambiente.

Eles são:

  1. Devo me sair bem e conquistar a aprovação dos outros, caso contrário não sou bom.
  2. Outros devem me tratar de maneira justa e gentil e da mesma maneira que eu quero que eles me tratem. Se eles não me tratam assim, não são boas pessoas e merecem ser punidos.
  3. Devo sempre conseguir o que quero, quando quero. Da mesma forma, nunca devo conseguir o que não quero. Se eu não conseguir o que quero, estou infeliz.

Se não percebermos o “Primeiro 1”, provavelmente nos sentiremos ansiosos, deprimidos, vergonhosos ou culpados. Se não formos tratados de maneira justa, de acordo com o “Must 2”, geralmente sentimos raiva e podemos agir violentamente. Se não conseguirmos o que queremos, de acordo com o “Must 3”, podemos sentir pena de nós mesmos e procrastinar.

Disputando ou desafiando as crenças irracionais e mudando nossos comportamentos

A segunda fase do processo de recuperação do REBT é a fase de disputa ou desafio. Ou seja, para agir e sentir-se diferente, devemos contestar ou desafiar as crenças irracionais que experimentamos. Essencialmente, o que estamos questionando são nossas crenças irracionais:

Quem disse que se eu não ganhar a aprovação de alguém, não sou bom?

Onde está escrito nos livros de regras que um chefe sempre age profissionalmente e trata os outros de maneira justa?

Por que tenho que estar absolutamente infeliz se não consigo algo que quero? Por que eu não deveria me sentir um pouco irritado, em vez de completamente infeliz?

Uma vez que os indivíduos submetidos à REBT podem resolver a disputa ou o desafio de seus pensamentos irracionais, eles podem avançar para o modo de se envolver em pensamentos, sentimentos e comportamentos mais eficazes. Denominado como uma nova filosofia efetiva da vida, os indivíduos nessa fase começam a reconhecer que não existem “mostos” absolutos – não há evidências que sugiram que esses “três mostos” sejam a única maneira de pensar.

Se você estiver passando por essa fase do REBT, poderá começar a reavaliar suas respostas:

“Não gosto de como meu chefe agiu, mas posso suportar.”

“Em vez de sentir raiva de minha esposa ter me acusado de trair, vou me sentir irritado e determinado a fazer meu casamento dar certo.”

“Acho que vou para a minha aula de exercícios depois do trabalho – penso mais claramente depois de praticar exercícios físicos”.

Três principais insights do REBT

De acordo com Albert Ellis, a seguir estão os três principais insights da Terapia Comportamental Racional Emotiva:

  1. Quando os indivíduos compreendem e aceitam que a principal causa de reações emocionais são suas crenças sobre um evento, e não o próprio evento. Ou seja, não ficamos apenas chateados com um evento. Nos perturbamos por causa de nossas crenças irracionais.
  2. Quando as pessoas adquirem crenças irracionais, se não lidam com elas, elas “se apegam” às crenças e é isso que continua a perturbá-las no presente. Ou seja, esses indivíduos ainda acreditam sinceramente nos “três mostos”.
  3. Ellis deixou claro que entender essas idéias não nos torna inerentemente “melhores”. Ou seja, entender essas crenças e ter idéias de como elas afetam nossas respostas emocionais não é suficiente para “curar” nós. Na realidade, a melhor maneira de melhorar e permanecer melhor através do REBT é trabalhar continuamente no reconhecimento de nossas crenças irracionais, contestando-as, alterando nossos “impulsos” irracionais e transformando emoções negativas em emoções mais positivas. Simplificando, a única maneira de melhorar é através do trabalho duro de mudar nossas crenças. Leva tempo e prática.

    Aceitação

    Durante a Rational Emotive Behavior Therapy, os indivíduos são ensinados sobre saúde emocional. Se você é emocionalmente saudável, experimenta uma aceitação da realidade, seja ela agradável ou desagradável. Os psicoterapeutas que utilizam REBT ensinam a seus pacientes três formas de aceitação:

    1. Auto-aceitação incondicional – eu tenho falhas – eu tenho meus pontos negativos e positivos, mas isso não me torna menos digno do que outra pessoa.
    2. Outra aceitação incondicional – Às vezes as pessoas não me tratam de maneira justa – não há razão para que elas tenham que me tratar de maneira justa. Embora alguns possam não me tratar de maneira justa, eles não são menos dignos do que qualquer outra pessoa.
    3. Aceitação incondicional da vida – A vida nem sempre vai do jeito que eu quero. Não há razão para que ele siga o caminho que eu quero. Eu posso experimentar algumas coisas desagradáveis ​​na vida, mas a própria vida nunca é horrível e geralmente é sempre suportável.

Usando o REBT para tratar dependências de álcool e drogas

As estatísticas mostram que cerca de 10% da população dos EUA está sofrendo de dependência de drogas e / ou álcool. Programas de tratamento para abuso de drogas e álcool são altamente benéficos; no entanto, muitas pessoas que sofrem de vícios não procuram ajuda e, em alguns casos, nem percebem que têm um problema.

Se você sofre de uma dependência de drogas e / ou álcool, a maneira de pensar do REBT é que esses comportamentos não saudáveis ​​em que você se envolve são resultantes de crenças irracionais e emoções negativas associadas às crenças irracionais que você está enfrentando. Assim, o ponto crucial do REBT no tratamento de dependências de álcool e drogas é facilitar a sobriedade e o retorno à saúde e felicidade, revertendo e / ou diminuindo pensamentos irracionais e emoções negativas que levam a comportamentos viciantes. Em 2010, até 18% dos centros de tratamento de drogas e álcool nos Estados Unidos estavam usando REBT como seu principal método de tratamento para lidar com tendências viciantes.

Verificou-se que o REBT funciona de maneira bastante eficaz com aqueles que sofrem de dependência de álcool e drogas. A essência do tratamento de indivíduos com tendências de dependência é mudar a maneira como pensam sobre situações, ter reações emocionais mais positivas e, por sua vez, alterar a maneira como agem – ou seja, não procurar drogas ou álcool para lidar com suas emoções. Se você sofre de um vício, o REBT pode ajudá-lo a diminuir a magnitude de suas emoções. Ou seja, em vez de ter uma emoção em preto e branco – “devo fazer meu trabalho perfeitamente. Se eu cometer um erro, falharei ”em uma resposta menos grave. “Eu cometi um erro no trabalho. Este não é o fim do mundo – todos cometemos erros. É irritante que isso tenha acontecido, mas trabalharei para não cometer o mesmo erro no futuro.

Essencialmente, as duas principais maneiras pelas quais o REBT ajuda as pessoas que dependem de álcool e drogas são ensinar às pessoas como:

  1. Reaja às situações de maneira mais realista e não reaja a pensamentos irracionais.
  2. Perceba que existem algumas coisas que não podemos controlar na vida. Mas, podemos controlar como reagimos à situação.

O REBT é frequentemente combinado com outros métodos de tratamento quando se trata de dependências de álcool e drogas. Você pode se encontrar em um programa de tratamento combinado – o uso de REBT além de outros métodos de tratamento, como terapia de grupo (por exemplo, Alcoólicos Anônimos; Narcóticos Anônimos), instalações de reabilitação de medicamentos, tratamentos com medicamentos e programas psicoeducacionais. A pesquisa mostrou que os métodos de tratamento mais influentes são os tratamentos combinados – na maioria das vezes terapias comportamentais, como REBT, combinadas com tratamentos médicos (por exemplo, antidepressivos). No entanto, existem diferenças fundamentais entre os programas REBT e AA / 12, que os colocam em desacordo. O REBT promove um lócus interno de controle … você controla seus próprios comportamentos e emoções. Os programas de 12 etapas se concentram em um local externo de controle … você está doente,Devo admitir que você é impotente em relação ao álcool , deixe ir e deixe Deus .

Se você se submeter ao REBT, o que você pode esperar? Você resolverá vários problemas com seu terapeuta e estabelecerá vários objetivos para sua terapia. O primeiro passo é entender que existe um problema e ter vontade de mudar. O REBT trabalha para ajudar o cliente a desafiar, disputar e questionar emoções, comportamentos e pensamentos negativos. Uma vez que isso seja descoberto, o terapeuta se concentrará em ajudá-lo a transformar suas crenças mais irracionais em pensamentos racionais e auto-construtivos. Não é um processo fácil. Você pode esperar trabalhar continuamente nessas técnicas – praticar, praticar, praticar. Como Ellis aponta em seu terceiro insight – não é suficiente reconhecer uma crença irracional, devemos rigorosamente contestá-las repetidamente e focar novamente em crenças mais positivas e construtivas. A mudança não vai acontecer da noite para o dia.

Então, o REBT é uma forma eficaz de terapia? Absolutamente. O REBT tem sido estudado várias vezes desde a década de 1950. Estudo após estudo mostrou os efeitos positivos deste método de terapia. A pesquisa afirmou que a terapia comportamental emotiva racional é um método validado para alterar nossas respostas negativas e nos levar a uma vida mais feliz.

Saiba mais em: https://www.macnews.com.br/captril-funciona/